A nova gama DAF ganha o título de Camião do Ano 2022

O protótipo de hidrogénio da marca holandesa ganha o ‘2022 Truck Innovation Award’.

A nova geração de camiões DAF para transporte de longa distância foi premiada como o camião internacional de 2022 com o prémio "Camião Internacional do Ano 2022".


"Os modelos XF, XG e XG⁺ estabelecem novos padrões de referência da indústria em eficiência, segurança e conforto do motorista", declarou o júri após uma extensa série de testes. O prestigioso prémio foi entregue na exposição de camiões e transportes de Solutrans em Lyon (França).

A DAF também recebeu o "2022 Truck Innovation Award" pelo seu camião XF Innovation com um motor de combustão a hidrogénio.



De acordo com as regras do “Camião Internacional do Ano”, o prémio anual é atribuído ao camião lançado no ano anterior cujas contribuições foram mais significativas para a eficiência do transporte rodoviário. Esta decisão é baseada numa ampla gama de critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, facilidade, economia de combustível, impacto ambiental e custo total de propriedade (TCO).

O primeiro do setor



"A DAF é o primeiro fabricante de camiões a lançar uma geração completamente nova de camiões desenvolvida com os novos regulamentos europeus relativos às massas e dimensões dos camiões em mente", disse Gianenrico Griffini, Presidente do Júri do "Camião Internacional do Ano". “O resultado é uma série de camiões muito atrativa e aerodinâmica que oferece eficiência, segurança e conforto do condutor incomparáveis. Os novos XF, XG e XG⁺ oferecem uma excelente linha de visão graças ao grande para-brisas curvo, janelas laterais com cintura baixa e janela de proximidade. Esses recursos, juntamente com o sistema de visão digital que substitui os espelhos retrovisores tradicionais e a nova câmara de visão de canto, fornecem uma visão completa, protegendo assim os usuários vulneráveis ​​da estrada. "

Fruto do esforço de equipa

O prestigiado prémio "International Truck of the Year 2022" foi entregue a Harry Wolters, presidente da DAF Trucks, que reconheceu mais de 12.000 funcionários da DAF em todo o mundo. “Esta grande conquista é fruto do esforço de equipa. Os camiões Nova Geração XF, XG e XG⁺ representam o maior projeto de inovação em mais de 90 anos de história da nossa empresa. São o resultado de ouvir atentamente os nossos clientes, já ter uma visão clara do futuro das soluções de transporte duráveis ​​e sustentáveis ​​e fazer sempre tudo ao nosso alcance para oferecer as melhores soluções de transporte possíveis. Somos o primeiro fabricante de camiões a cumprir integralmente as novas regulamentações europeias relativas às massas e dimensões dos camiões, para oferecer benefícios exclusivos aos nossos clientes. É bom ser o primeiro, mas é ainda melhor ser único."

Resumindo os votos dos júris, o presidente do júri, Gianenrico Griffini, comentou: "Com a introdução de camiões de nova geração, a DAF oferece uma gama de veículos pesados ​​de alta tecnologia que estabelece uma nova referência no setor. Além disso, está voltada para o futuro, pois também representa uma plataforma completa e altamente eficiente do ponto de vista energético para as novas gerações de transportadores e motorizações que utilizam energias alternativas. ”

Truck Innovation Award 2022

Um bom exemplo é o novo XF com tecnologia de motor de combustão interna a hidrogénio que a DAF está a desenvolver e que impressionou o júri do "Camião Internacional do Ano" durante uma demonstração em Outubro. Como resultado, o camião DAF XF H2 Innovation recebeu o "Truck Innovation Award 2022".

"Este prémio específico destaca a nossa crença e de que precisamos explorar todas as opções de tecnologia para alcançar a descarbonização do transporte e da mobilidade na próxima década", disse Ron Borsboom, Diretor Executivo de Desenvolvimento.