Novos DAF CF e XF: Versão 2017

A DAF apresenta a nova geração de camiões CF e XF que estabelece um novo padrão relativamente à eficiência de transporte e ao conforto do condutor. As inovações nos motores, as novas transmissões e as optimizações aerodinâmicas resultam num consumo de combustível até 7% inferior e, além disso, oferecem a possibilidade de proporcionar ganhos de eficiência ainda maiores graças ao novo sistema de gestão de frotas DAF Connect. Os camiões CF e XF da nova geração também possuem uma maior carga útil e um design interior e exterior actualizado para proporcionar ao condutor o máximo conforto e qualidade. Estes excelentes camiões novos proporcionam aos clientes os custos operacionais mais reduzidos e o máximo tempo de actividade.


"Baseando-se na excelente reputação de eficiência de combustível, fiabilidade e conforto do condutor que a gama actual de produtos Euro 6 conquistou dentro e fora da Europa, a DAF desenvolveu uma nova geração de camiões CF e XF que proporciona as melhores soluções possíveis, tanto para o cliente como para o condutor", afirma Preston Feight, presidente da DAF Trucks. "Apoiados por serviços líderes da indústria e por uma organização de concessionários extremamente profissional, os novos camiões CF e XF, que começarão a ser produzidos no Verão de 2017, serão o deleite e o sonho de qualquer condutor".

Novos CF e XF: uma maravilha para o proprietário

• Consumo de combustível até 7% inferior
- Inovações nos motores PACCAR MX-11 e MX-13
- Nova caixa de velocidades automática TraXon eficiente
- Novos eixos traseiros de elevada eficiência com novas relações mais rápidas
- Funcionalidades avançadas do software da transmissão
- Optimizações aerodinâmicas
• Carga útil superior até 100 quilogramas
- Novo sistema de pós-tratamento de gases de escape compacto
• Máximo tempo de actividade
- Intervalos de manutenção até 200 000 km
- Facilitação do trabalho aos construtores de carroçarias de primeira classe
• Sistema de gestão de frotas DAF Connect para a máxima eficiência de transporte

Maior economia de combustível, juntamente com mais potência e binário a rotações mais baixas.

A economia de combustível líder na sua classe é, entre outras coisas, o resultado de uma transmissão totalmente integrada e inovadora que proporciona a melhor interacção entre o motor, o sistema de pós-tratamento, a transmissão e os eixos traseiros. A DAF não poupou esforços para proporcionar o melhor desempenho de cada gota de combustível com o mínimo custo total de propriedade, respeitando a filosofia de eficiência de transporte da DAF.

A gestão de ar dos motores PACCAR MX foi ainda mais aperfeiçoada com a instalação de um novo turbocompressor mais eficiente, um novo sistema EGR e um novo design de accionamento das válvulas. A eficiência térmica foi melhorada graças ao desenvolvimento de um novo sistema de combustão que inclui novos pistões, injectores e estratégias de injecção, ao mesmo tempo que foi aplicada uma maior taxa de compressão.

Para proporcionar o menor consumo de combustível, foram instaladas novas bombas de arrefecimento de velocidade variável, de direcção e de óleo altamente eficientes para proporcionar a máxima eficiência mecânica.

Um dos princípios fundamentais no desenvolvimento das novas transmissões foi o de reduzir as rotações do motor para proporcionar a melhor economia de combustível. Para permitir a redução da velocidade do motor, o binário máximo dos motores PACCAR MX-11 e MX-13 foi aumentado significativamente para ficar logo disponível nas 900 rpm. O motor PACCAR MX-13 de 390 kW/530 hp é definitivamente o motor topo de gama, oferecendo 2600 Nm às 1000 rpm.

Caixa de velocidades TraXon eficiente equipada de série

A última geração de caixas de velocidades automáticas TraXon está equipada de série nas novas séries CF e XF (12 velocidades de fábrica e 16 velocidades como opção). A redução de perdas por fricção, as mudanças para velocidades superiores ainda mais rápidas e o uso prolongado do EcoRoll contribuem para um menor consumo de combustível, enquanto o conforto é melhorado graças ao funcionamento silencioso e suave e ao accionamento preciso da embraiagem. A maior amplitude da transmissão proporciona uma excelente manobrabilidade, mesmo se estiverem instaladas transmissões mais rápidas.

Designs altamente eficientes dos eixos traseiros

Os designs dos eixos traseiros foram aperfeiçoados e, além disso, podem ser especificadas reduções até 2.05:1 para a condução a velocidades de cruzeiro de 85 km/h a apenas 1000-1040 rpm, dependendo das especificações da transmissão. A nova geração de diferenciais dos eixos traseiros apresenta um design completamente novo da roda de coroa e pinhão, para proporcionar a máxima durabilidade e eficiência, bem como níveis de ruído extremamente baixos. O novo método de fabrico (aplicação de um processo de rectificação topo de gama) é essencial.

A aplicação de óleos de baixa viscosidade e os níveis inferiores de óleo nos eixos traseiros, bem como os rolamentos de rodas com baixa fricção, também promovem uma elevada economia de combustível.

Funcionalidades avançadas do software da transmissão

Os novos CF e XF possuem uma arquitectura eléctrica e electrónica completamente nova. Esta arquitectura apresenta uma nova unidade de controlo do veículo para a integração de uma transmissão específica, com funcionalidades EcoRoll e controlo de cruzeiro melhoradas, como a velocidade de cruzeiro dinâmica. Esta nova característica adapta o comportamento do controlo de cruzeiro às diferentes circunstâncias de condução. Graças à integração das funcionalidades de controlo de cruzeiro preditivo e EcoRoll, o PCC consegue agora nas subidas activar o EcoRoll mais cedo, quando ambas as tecnologias calcularam que a massa e a velocidade do veículo são suficientes para "empurrar" o veículo até ao topo da subida (em ponto-morto) dentro de uma largura de banda limitada no que diz respeito à perda de velocidade.

Desempenho líder da indústria do travão do motor PACCAR

Para além do desempenho do motor, o desempenho do travão do motor PACCAR foi melhorado. A máxima potência de travagem do motor PACCAR MX-11 foi aumentada de 320 para uns incríveis 340 kW. Ainda mais impressionante é o aumento de 20% da potência de travagem entre 1000 a 1500 rpm. A máxima potência de travagem do MX-13 é de 360 kW, e no intervalo importante de 1200 a 1500 rpm, a potência de travagem aumentou 30%. É necessário um menor número de mudanças, uma vez que a impressionante potência de travagem está disponível a baixas rotações e, além disso, o conforto do condutor beneficia do excelente desempenho do travão do motor PACCAR.

Para obter o menor consumo de combustível possível, a aerodinâmica do veículo foi melhorada graças a uma nova viseira quebra-luz nos CF e XF. Além disso, o novo XF inclui extensões das cavas das rodas e guias de fluxo de ar atrás da grelha para proporcionar a máxima aerodinâmica em torno do camião, até e incluindo o compartimento do motor. As novas coberturas da grelha reduzem a resistência e além disso existem novas coberturas dos espaços entre a cabina e o chassis para proporcionar a melhor aerodinâmica possível.

Carga útil superior até 100 quilogramas

Para os novos CF e XF, a DAF desenvolveu um sistema de pós-tratamento de gases de escape (EAS) compacto completamente novo que proporciona mais espaço no chassis para outras opções, como maiores depósitos de combustível, compressores, caixas de ferramentas ou pernas de guindaste.

Uma tecnologia de substrato avançada permite uma redução de 40% do volume geral na unidade EAS. Este processo é realizado sem comprometer a contrapressão, os intervalos de limpeza de cinzas ou a eficiência do catalisador DeNOx. Na realidade, o aquecimento da caixa compacta é realizado mais depressa, fazendo com que o motor funcione com maior rapidez e frequência no seu modo de consumo de combustível mais eficiente.

A compactidade das unidades EAS também significa que, para as aplicações especiais, deixa de ser necessário separar o catalisador DeNOx e o filtro de partículas diesel, contribuindo para uma excelente eficiência global.

Outra vantagem da nova unidade EAS ultra-compacta é o seu peso reduzido de cerca de 50 quilogramas. Graças às medidas adicionais como as optimizações do peso do motor e do chassis, os novos CF e XF oferecem mais 100 quilogramas de carga útil e/ou um menor consumo de combustível.

Máximo tempo de actividade

Os intervalos de serviço dos novos DAF CF e XF podem ser aumentados de 150 000 para 200 000 quilómetros. Apesar das suas dimensões compactas, as capacidades da nova unidade EAS permanecem inigualáveis, resultando em intervalos de limpeza de cinzas até 500 000 quilómetros, o que contribui para um tempo de actividade máximo.

O método de fixação da carroçaria aperfeiçoado proporciona o tempo de configuração mais curto, uma vez que o novo design da extremidade traseira do chassis permite a instalação fácil de, por exemplo, monta-cargas e pratos de instalação preparados específicos para carroçarias em caixa e gruas.



Sistema de gestão de frotas DAF Connect

O DAF Connect, disponível como opção, é um sistema de gestão de frotas inovador que disponibiliza informações em tempo real ao operador sobre o desempenho dos seus veículos e condutores. As informações sobre a localização do veículo, o consumo de combustível, a quilometragem, a utilização da frota e os tempos de paragem são apresentados de forma clara num painel online, que pode ser configurado consoante as necessidades do cliente.

O painel é de fácil utilização e pode ser configurado para criar relatórios completos sobre o combustível, com dados actuais e antigos que compararam veículos e condutores. A função Live Fleet View (visualização da frota em tempo real) fornece todas as informações necessárias sobre a localização da frota, de modo a permitir um melhor planeamento, incluindo distâncias, percursos e tempo de condução do veículo e do condutor. Os operadores recebem alertas automaticamente definidos quando ocorrem desvios em áreas como a velocidade, o percurso, a localização e o consumo de combustível, para que possam melhorar o desempenho da frota imediatamente.

O DAF Connect optimiza a disponibilidade dos veículos, reduz os custos operacionais e melhora a eficiência logística. O DAF Connect também permite ao operador de transporte planear eficazmente a reparação e manutenção e tirar partido do aconselhamento personalizado pela DAF com recurso ao DAF Connect.

Novos CF e XF: o sonho dos condutores

Os novos CF e XF estabelecem o padrão de conforto graças à sua excelente acessibilidade, espaço interior (a Super Space Cab do XF continua a ser a cabina mais espaçosa do mercado, com um volume total de mais de 12,6 m3) e diversas inovações que melhoram o conforto, a facilidade de utilização, o carácter apelativo e a segurança.

• Novos ornamentos interiores
• Novo controlo da temperatura e climatização (HVAC)
• Nova linha Exclusive
• Disposição melhorada do painel de instrumentos e do tablier
• Comandos de preferência do condutor de ligação simples

Os novos DAF CF e XF oferecem o nível mais elevado de qualidade e conforto assim que o condutor entra no seu interior. As novas cores quentes e elegantes do tablier, bancos, cortinas, colchões, paredes laterais e traseiras dão ao interior uma aparência maravilhosa que transmite uma sensação de luxo e riqueza ao condutor. No XF, a decoração de cor preta no tablier e na parede traseira dá ao interior um toque extra.

Novo controlo da temperatura e climatização

Os novos DAF CF e XF possuem um sistema de controlo automático de temperatura e climatização (HVAC) completamente novo muito fácil de utilizar pelo condutor. O sistema também oferece a melhor economia de combustível, uma vez que o novo sistema de ar condicionado com controlo inteligente consome menos energia graças ao arrefecimento da quantidade de ar necessária para alcançar a temperatura, em vez da mistura de ar na máxima e mínima temperatura. O controlo inteligente do evaporador também é utilizado para evitar o arrefecimento desnecessário do ar. Para aquecer a cabina durante as pausas ou à noite, o novo controlo HVAC totalmente automático utiliza o calor residual do motor, o que economiza combustível. Para o máximo conforto, os novos sistemas de controlo da temperatura e climatização também podem ser accionados utilizando o painel da parede traseira com o novo visor da temperatura.

Nova linha Exclusive

A nova linha Exclusive disponível para os novos CF e XF representa o derradeiro luxo e conforto. A linha Exclusive topo de gama destaca-se devido ao tablier, painéis das portas (XF) e bancos em pele de cor conhaque e às ventilações brilhantes elegantes. Está equipado um volante em pele de série nas versões CF e XF luxuosas.

Informações do condutor e facilidade de utilização melhoradas

O painel de instrumentos foi redesenhado com novas letras para um visual mais moderno e atraente e uma maior facilidade de leitura. As funcionalidades do painel de informações do condutor também foram melhoradas e incluem um tacógrafo que apresenta ao condutor os tempos restantes de condução e descanso.

O conforto e a eficiência são melhorados graças a isto, bem como aos comandos configuráveis do condutor (MUX), que permitem ao condutor posicionar os comandos do tablier de acordo com a sua preferência. Os comandos MUX permitem o posicionamento ideal das funções adicionais relacionadas com o funcionamento da superestrutura ou de componentes, como acessórios e suportes das pernas de guindaste.

Os condutores também beneficiam do novo comando da luz interior, localizado na zona central do tablier, enquanto a mesa deslizante e o espaço de arrumação inigualável da DAF permanecem intocados. O novo comando da luz interior distingue-se pela facilidade de utilização, com a possibilidade de regulação da intensidade nos modos de "condução nocturna" e "relaxante". Todas as funções relacionadas com a velocidade (incluindo o controlo de cruzeiro, o controlo de cruzeiro preditivo e o controlo de cruzeiro adaptável) estão agrupadas de forma perfeita e lógica no lado direito do volante, para uma excelente interface homem-máquina.

Visual atractivo

Para realçar as diversas inovações nos novos CF e XF, a DAF enriqueceu o estilo exterior com elementos discretos e elegantes, como a placa identificativa no degrau que dá as boas-vindas ao condutor ao interior luxuoso (XF). A nova placa identificativa da DAF com o logótipo DAF redesenhado com letras cromadas simboliza a qualidade dos camiões. Os pormenores no pára-choques e na viseira quebra-luz, bem como as faixas decorativas na grelha e na nova grelha do XF, dão ao exterior um toque extra de riqueza.

Início da produção

Os novos CF e XF começarão a ser produzidos no Verão de 2017 em configurações de tractores 4x2 e rígidos: o tractor FTG 6x2 com eixo propulsor e uma nova suspensão leve (-29 kg) e o FTP com eixos propulsores nas jantes de 18", bem como um rígido 6x2 com eixo de reboque simples (FAR). Serão produzidas outras versões excelentes no Outono.
"Temos produzido os melhores camiões do mercado", afirmou Preston Feight, presidente da DAF Trucks. Acrescentou que "Os novos CF e XF expandem ainda mais a fiabilidade, a economia de combustível e o conforto excepcionais dos camiões actuais. Como parte da nossa filosofia de eficiência de transporte da DAF, tomámos novamente medidas para melhorarmos ainda mais a eficiência do veículo, proporcionando aos nossos clientes os melhores custos operacionais e o máximo tempo de actividade. Os novos CF e XF representam a excelência pura."

Potências nominais dos novos CF e XF


Interior da Cabina, versão Luxo



Novo painel de instrumentos



Novos interruptores e controlo de iluminação



Novo controlo de climatização



Nova cadeia cinematica, novos Motores MX 11 e MX 13



Nova Grelha Frontal





Novo Painel grelha frontal



Novas identificações do modelo



Nova identificação DAF na entrada da Cabina



Novas viseiras solares