A DAF apresenta o LF Edição 2016

A DAF apresenta várias inovações para a popular série LF no âmbito do transporte de distribuição. As transmissões optimizadas, o novo conjunto aerodinâmico e as novas opções de distâncias entre eixos e depósitos de combustível contribuem para um maior retorno por quilómetro. A maioria dos modelos LF Edição 2016 também inclui as mais recentes tecnologias de segurança e conforto instaladas de fábrica, incluindo AEBS, FCW, ACC e LDWS.


As numerosas inovações que a DAF apresenta na série LF são compatíveis com a filosofia de eficiência de transporte da DAF: diminuir os custos operacionais e aumentar a rentabilidade. O mesmo se aplica às novas luzes traseiras LED com uma vida útil extremamente longa, à nova preparação para o gerador Frigoblock para o motor PACCAR PX-5 de 4,5 litros e ao ecrã central no tablier, que já fornece informações do tacógrafo, incluindo as horas de condução, o seguinte serviço agendado e informações sobre a carroçaria.

Transmissões optimizadas

O novo LF Edição 2016 inclui transmissões optimizadas. O software e a gestão de ar melhorados no sistema de pós-tratamento do gás de escape tornam o motor PACCAR PX-5 de 4,5 litros (112 kW/152 hp – 157 kW/213 hp) até 5% mais eficiente em termos de combustível.

O motor PACCAR PX-7 de 6,7 litros (164 kW/223 hp – 231 kW/314 hp) já está disponível com uma transmissão AS Tronic automática opcional de 12 velocidades. Em comparação com a caixa de velocidades automática de 6 velocidades existente, esta permite um PCB de até 32 toneladas, para desfrutar de uma produtividade adicional. Para além disso, as velocidades do motor inferiores permitem reduzir ainda mais o consumo de combustível e os níveis de ruído interiores.


Distâncias entre eixos até 6,90 metros e volumes de depósitos de combustível até 1240 litros

Uma das principais vantagens do novo LF Edição 2016 é a qualidade alargada que permite adaptar um veículo à respectiva utilização, graças às sete novas distâncias entre eixos com comprimentos até 6,90 metros. Tal permite carregar comprimentos superiores a 9 metros, garantindo a máxima capacidade de carga.

As distâncias entre eixos maiores permitem obter volumes do depósito de combustível de até 1240 litros, algo único neste sector de camiões de distribuição. Isto resulta numa gama ainda maior, numa disponibilidade máxima do veículo e em benefícios financeiros ao poder reabastecer onde os preços de combustível são mais baixos.

Excelente aerodinâmica: poupe até 4% em combustível

De modo a garantir uma excelente aerodinâmica e oferecer o melhor consumo de combustível possível, a DAF desenvolveu novos ailerons laterais e um spoiler de tejadilho totalmente novo para os modelos LF com Day Cab. O spoiler de tejadilho está disponível para carroçarias baixas a altas e, em conjunto com os novos ailerons laterais, adapta-se perfeitamente a carroçarias de 2,50 a 2,55 metros de largura. O novo conjunto aerodinâmico permite poupar até 4% em combustível em comparação com o conjunto actual.

Mais inovações centradas na eficiência

A DAF também apresentou inovações em outras áreas que beneficiam a eficiência. A nova entrada de ar situada directamente atrás da cabina proporciona um excelente fluxo de ar, ao mesmo tempo que permite a instalação de opções como spoilers de tejadilho de altura regulável, refrigeradores sobre a cabina e conversões da cama superior.

Especialmente concebido para o transporte de refrigerados, o DAF LF Edição 2016 já pode ser encomendado previamente preparado para um gerador Frigoblock (arrefecimento a água, 22,5 kW), em conjunto com o motor PACCAR PX-5 de 4,5 litros e quatro cilindros.

As novas luzes traseiras LED, já incluídas nos CF e XF, estão disponíveis como opção e, em princípio, duram a vida de serviço do camião, sendo também eficientes em termos energéticos. Outro exemplo da eficiência de transporte da DAF.

Mais informações para os condutores

O assistente de desempenho do condutor da DAF nos modelos LF, CF e XF oferece ao condutor informações detalhadas sobre a economia de combustível, o comportamento de travagem e a forma como o condutor antecipou as situações de tráfego.

A partir do novo LF Edição 2016, as informações do tacógrafo são apresentadas no ecrã de informações central. Isto permite aos condutores monitorizar a velocidade do veículo e as horas de condução de forma mais eficiente, de modo a evitar quaisquer infracções. O ecrã também é apresentado quando a seguinte inspecção de assistência do veículo tiver de ser realizada, o que garante uma manutenção oportuna. Uma das funcionalidades úteis para o condutor é que, com base no cartão do condutor, o ecrã muda automaticamente para ao idioma preferido.



Integração melhorada com a carroçaria

As informações sobre a carroçaria e o equipamento auxiliar também podem ser apresentadas no ecrã central; por exemplo, se o guindaste de carregamento não estiver totalmente retraído ou as barras estabilizadoras não estiverem fixas. Isto é possível graças à comunicação melhorada entre o chassis e a carroçaria, o que, por exemplo, também assegura que a carroçaria "sabe" se a transmissão está na posição neutra.

Para além disso, a PTO e a velocidade do motor, entre outras funções, já podem ser controladas através da CAN do veículo central, tanto desde a carroçaria como desde a cabina, para a máxima eficiência e conveniência.

Instalados de fábrica: AEBS, FCW, ACC e LDWS

O DAF LF Edição 2016 (PBV de 8 toneladas e suspensão pneumática no eixo traseiro) é fornecido de fábrica com o sistema de travagem de emergência avançado (AEBS), aviso de colisão à frente (FCW) e controlo de cruzeiro adaptável (ACC). O sistema de aviso de saída da faixa (LDWS) também é instalado de série. O AEBS e o FCW têm como objectivo evitar colisões. Numa situação de emergência, o AEBS pode aplicar automaticamente os travões para evitar uma colisão ou minimizar qualquer impacto.

O controlo de cruzeiro adaptável (ACC) ajusta automaticamente a velocidade do camião para que corresponda à velocidade do veículo em frente. Como resultado, mantém-se uma distância segura entre os dois veículos. Isto permite que o controlo de cruzeiro seja utilizado sempre que possível, o que beneficia a economia de combustível. O aviso de saída da faixa (LDWS) funciona com uma câmara atrás do pára-brisas. Se o camião sair acidentalmente da respectiva faixa, o condutor é avisado através de um sinal sonoro.



Eficiência de transporte da DAF

Estas inovações significam que o DAF LF Edição 2016 representa um passo importante na melhoria da eficiência dos camiões, em linha com a filosofia de eficiência de transporte da DAF. As principais características do DAF LF mantêm-se, incluindo a elevada capacidade de carga, graças ao peso bruto reduzido, a fácil manobrabilidade, graças ao círculo de viragem mais pequeno da sua classe, o elevado conforto e a fácil utilização, tão valorizadas pelos condutores.